Pensamento Analítico e Inovação

O Fórum Econômico Mundial, em 2020, colocou o pensamento analítico e inovação como habilidades fundamentais até 2025, muito em razão das diversas rupturas na evolução da sociedade vividas nos últimos anos, como por exemplo, a pandemia e a automação tecnológica, que modificaram radicalmente o trabalho e a forma de tomada de decisão. Já se passaram 3 anos, e como estão nossas empresas e gestores quando o assunto é cultura analítica?

Cultura Analítica

Sabemos que a cultura analítica é fundamental para o sucesso dos negócios em um mundo cada vez mais competitivo, digital e autônomo, mas apenas saber disso não é o suficiente. A capacidade de coletar, analisar e interpretar dados é um diferencial importante para que as empresas possam tomar decisões mais precisas e embasadas. Além disso, uma cultura analítica forte incentiva a colaboração entre os setores do negócio. Os dados são uma fonte valiosa de informação para todas as áreas da empresa, e a colaboração pode gerar insights valiosos que poderiam ter sido perdidos caso cada área estivesse trabalhando de forma isolada.

Gestão por Dados

De acordo com a última pesquisa de monitoramento dos pequenos negócios, realizada pelo Sebrae RS, um dos desafios do gestores está no planejamento ou replanejamento do negócio para o enfretamento dos desafios que se materializam no dia-a-dia, mas para poder melhorar a eficiência operacional, reduzir custos, aumentar a satisfação do cliente, desenvolver novos produtos ou serviços com base no desejo dos clientes e vender mais, é necessário uma gestão por dados que dê segurança na hora da tomada de decisão. Errar custa caro, e se temos ferramentas disponíveis para tal, por que não as utilizar?

A análise de dados permite que as empresas obtenham uma compreensão mais profunda do mercado, incluindo as tendências de consumo, influências dos clientes e as atividades da concorrência. Isso permite que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças do mercado e tomem decisões estratégicas embasadas.

Habilidades necessárias

De acordo com o Fórum Econômico Mundial de 2020, são 10 as principais habilidades para o enfretamento dos problemas e desafios na gestão dos negócios e da sociedade até 2025, são:

Pensamento Analítico e Inovação

Aprendizado Ativo e Estratégias de Aprendizagem

Resolução de Problemas Complexos

Pensamento Crítico e Analítico

Criatividade, originalidade e iniciativa

Liderança e influência social

Uso da tecnologia, monitoramento e controle

Design de tecnologia e programação

Resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade

Raciocínio, resolução de problemas e ideação

O conjunto destas habilidades são necessárias para resolução de problemas complexos, autogerenciamento, trabalhar com e para pessoas e usar da tecnologia para o desenvolvimento dos negócios, mas sem dados, análise e cultura analítica, não há gestão que resista.

Em resumo, a cultura analítica é uma parte fundamental do sucesso empresarial na era digital, já que os problemas e desafios se apresentam cada vez mais de forma complexa. As empresas devem se esforçar para desenvolver uma cultura orientada por dados que promova a colaboração, a alfabetização de dados e o uso eficiente de ferramentas de análise de dados. Isso pode ajudar a empresa a tomar decisões mais precisas e eficientes, melhorar a eficiência e satisfação do cliente, e se manter competitivo em um mercado em constante mudança. Que tal analisarmos e explorarmos um pouco mais estas novas skills e aplicarmos elas no nosso dia a dia?

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Então, o mais jovem edil presidirá oPP e reafirma: não concorre em 2024 Anterior

Então, o mais jovem edil presidirá oPP e reafirma: não concorre em 2024

Conecta Distrito dobra de tamanho Próximo

Conecta Distrito dobra de tamanho

Geral